10 de abril de 2008

Desrespeito como o Cliente/Assinante

Sou assinante/cliente do jornal O Globo há, mais de 10 anos. E acabo de ser mal atendido e de perder totalmente a paciência na central de atendimento ao assinante d'O Globo.
Hoje (10.04.08) por volta das 12 horas. Liguei pra central e após responder todas as perguntas para a minha identificação como assinante, e informar que não recebi os meus cartões do clube do assinante (o meu e dos meus 3 dependentes) fui transferindo para a central do clube do assinante. Demorou muito, para ser atendido por outra operadora que fez uma longa pesquisa sobre o meu perfil de consumo e minha renda familiar, então fui informado que para efetuar a solicitação do envio dos cartões vencidos era necessário informar a data de nascimento e o CPF de cada um dos 3 dependentes; questionei informando que são os mesmos dependentes e ouvi como resposta que todos os dados foram destruídos porque fizeram mudanças no clube do assinante; com essa resposta aumentaram o meu questionamento e a minha insatisfação. Eu e a operadora perdemos a paciência, então desliguei.
Imediatamente liguei novamente, e por uma coincidência absurda, fui atendido pela mesma operadora do primeiro contato, que, também demonstrou impaciência, confirmou a informação recebida; ao ser questionada sobre o não envio dos cartões vencidos do clube do assinante (deveria ser automático o envio) ouvi a seguinte resposta: “É pensando no cliente que O Globo faz isso!!!”
Essa resposta só aumentou a minha irritação e impaciência, então perguntei: “Como uma empresa que apregoa a importância do cliente, e que faz denúncias de desrespeitos com clientes destrói os dados dos seus clientes???”

Ela respondeu mais uma vez: “Foi pensando no cliente que O Globo não envia mais automaticamente o cartão do clube do assinante, pois pode ser que ele queira alterar ou retirar algum dependente!!!”.
Fiquei extremamente irritado, decepcionado e assumi uma postura de sarcasmo. Então, pedi que registrasse minha reclamação e insatisfação, ela o fez e me informou que não há número de registro da reclamação e nem haverá nenhum retorno.

Como consultor em marketing de serviços e com larga experiência em centrais de atendimento, posso afirmar que, raramente, me deparei com uma resposta e um tratamento tão inadequados e absurdos, que só mostram o tamanho do despreparo, seja da operadora ou do jornal O Globo.
É ESPANTOSO como uma instituição - O Globo - lida com seus processos de (IN) satisfação dos seus clientes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Serginho meu querido,

Tu ainda tinha cartão? Eu não os recebo faz tempo...Uma vez quando liguei recebi a seguinte resposta: (sic)"a senhora vai estar podendo amostrar sua fatura e ganhar o desconto". Hã?! Como assim cara-pálida? Vou ter que estar andando com um boleto bancário? Querida, disse-lhe: "Eu é que não estou podendo andar com um boleto bancário, porque amorrrrr (gentiliza gera gentileza), a assinatura vai estar sendo descontada (é melhor falar no mesmo dialeto!)no Cartão de crédito..."A senhora aguarda um pouquinho?" "Sim vou estar aguardando". TU, TU, TU (onamatopéia para atendende que vai estar desligando na sua cara)

bjs amor, relaxa. Não existem mais tanto serviços assim com descoto.

Dalva Sartini